Postagens populares

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Transformação de soro


 

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

FARMACOVIGILÂNCIA E CALCULOS DE MEDICAMENTOS


 

ALUNA - JOSIMÁRIA PAIXÃO OLIVEIRA DOS ANJOS


 

REDAÇÃO - TRANSFORMAÇÃO DE SORO A PARTIR DA AGUA DESTILADA


 

Na disciplina de Farmacologilancia e Cálculos , o tema transformação de soro é, sem dúvida, a principal dificuldade de muitos alunos, pois há muitos passos a serem seguidos para a conclusão dos cálculos.

A dificuldade de compreensão, muitas vezes não está no fato de não saber fazer cálculos, Regra de Tres, mas em compreender os passos que estão sendo realizados. A partir do momento em que imaginarmos o que está sendo feito, o exercício deixa de se basear apenas em números, e passa a ser uma seqüencia que nos permite calcular a quantidade necessária de determinado item que deve ser adicionado a outro para obtermos o valor desejado.

Na necessidade de preparar 400 ml de soro SGF(soroglicofisiológico) a partir de água destilada (A.D.), e tendo disponível ampolas de glicose hipertônica (G.H) a 50% 10ml e de NaCL20%(Cloreto de Sódio) 10ml, devemos agir da seguinte forma:

Primeiramente devemos encontrar a quantidade em gramas que há em cada ampola, tanto de G.H, como de NaCL. Neste caso descobrimos que há 5 gramas de G.H5o% em 10ml/ ampola e 2 gramas de NaCL20% em 10ml/ampola. Após isto, devemos descobrir a quantidade de soluto que deve conter no soro; então, precisarei de 20g de glicose (GH) e 3,6g de NaCL dentro do soro que será preparado. Sabendo que na ampola de glicose há 5g e preciso de 20g de GH, basta calcular a quantidade em ml que preciso para obter esse valor, ou seja, 20g que equivale a 40 ml de GH e 3,6g de NaCL que equivale a 18ml de NaCL, totalizando 58ml de eletrólitos; agora para descobrir a quantidade de A.D. que precisamos para preparar o soro, basta subtrair a Prescrição Médica (PM) que equivale a 400ml, com a totalidade de eletrólitos encontrados, e teremos o total de 342ml de AD. Portanto, para preparar o S.G.F devo acrescentar 342ml de água destilada (AD).

Portanto esta redação foi elaborada após aprendizagem teórica e prática sobre transformação de soro , para o compromisso com a administração do tratamento medicamentoso, por meio de soroterapia ,com visão técnica de evitar desperdício, e o paciente receber apenas os mls que estão prescrito na PM, evitando alterações sistêmicas relacionado a volume excessivo no organismo.

Docente orientadora em farmacologia Drª.Enfª.Pedagoga Aparecida Ferreira da Silva


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário